Obs: Posts baseados na minha história de vida. Qualquer sintoma atípico na gravidez procure sempre seu Ginecologista.

18 de fev. de 2011

Muito OBRIGADA!

Meus amores, este post é para agradecer aos mais de 3.000 acessos do blog.

Aos meus seguidores queridos: primo Billy, Beto, Lú, Ana, Sogrinha Tina, Lo, Tia Lalali, Sumello, Rafaela e amiga Lud. Espero que essa lista aumente.

Beijo no coração de todos.

14 de fev. de 2011

LINFOMA é o 5º tipo de Câncer mais frequente no mundo

Até abril desse ano, quando a Ministra Dilma Rouseff foi diagnosticada portadora de Linfoma, um tipo de câncer muito mais comum do que se imagina, as pessoas sabiam pouco ou quase nada sobre o assunto.
Uma pesquisa do DataFolha, realizada em 2008, revela que 66% dos brasileiros nunca sequer ouviu falar nisso, e dados obtidos pela Abrale só confirmam as estatísticas: de 895 pacientes em tratamento, 87% não faziam a menor idéia do que era o Linfoma antes de contrairem a doença.
Apesar do burburinho que se formou em volta do assunto, provocado pelo diagnóstico da Ministra (e, atualmente, da autora da TV Globo, Glória Perez), pouca gente faz idéia, por exemplo, que o Linfoma mata mais que 3 mil pessoas por ano, o que corresponde a uma média de 8 pessoas por dia.
Outra informação curiosa, que só quem sofre com a doença sabe, é que o SUS não possui tratamento adequado para o Linfoma e que a lista de medicamentos para esse tipo de câncer não é atualizada há mais de 10 anos pelo gorverno. Além disso, muitos médicos da rede pública desconhecem como diagnosticar e tratar os pacientes, o que diminui substancialmente as chances de descobrir a doença a tempo de curá-la.
Em poucas palavras, quem não tem dinheiro para arcar com um tratamento em hospital particular como, felizmente, está fazendo a Ministra Dilma, acaba por não ter acesso aos medicamentos mais modernos – como o MabThera – que, combinados com a quimioterapia, garantem índices muito maiores de recuperação.
Quando diagnosticado a tempo e tratado com os medicamentos certos, os pacientes com Linfoma tem 95% de chance de cura.
A esperança é que, quem sabe agora, o governo comece a olhar para esse assunto com outros olhos e recupere os 10 anos de atraso no tratamento da doença.

Fonte: Abrale

13 de fev. de 2011

LINFOMA X COLESTASE

Queridas grávidas,
Quando comuniquei ao Dr. Nomura (o GO de Campinas) sobre o Linfoma, Dr. Nomura pediu para que eu falasse com o Dr. Jacques (Oncologista) sobre meu problema da Gravidez. Porque um dos sintomas do Linfoma é prurido (coceira).
Mas descartamos a possibilidade de linfoma nessa época da gestação. Tendo em vista que tive a Ana Clara em 2008. Muito tempo! Com certeza a doença estaria num estágio muito, muito mais avançado. E meus sintomas não seria somente a coceira (sintoma que nem tive quando descobri), mas também, sudorese noturna, perda de peso, fadiga,  dentre outros sintomas.

Entenda melhor meu LINFOMA resumidamente.

Linfoma de Hodgkin
A Doença, ou Linfoma de Hodgkin, é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.

Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqüência entre 25 a 30 anos. A incidência de novos casos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 70 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes com Doença de Hodgkin pode ser curada com tratamento atual.

Sintomas
A Doença de Hodgkin pode surgir em qualquer parte do corpo, e os sintomas da doença dependem da sua localização. Caso desenvolva-se em linfonodos que estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluirão a apresentação de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Se a doença ocorre na região do tórax, os sintomas podem ser de tosse, "falta de ar" (dispnéia) e dor torácica. Que foi o meu caso. Meus tumores estão localizados no mediastino. Tive tosse e dor torácica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, os sintomas podem ser de plenitude e distensão abdominal.
Outros sintomas da Doença de Hodgkin incluem febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, e prurido ("coceira na pele").

Diagnóstico
Utilizam-se vários tipos de exames para diagnosticar Doença de Hodgkin. Estes procedimentos permitem determinar seu tipo específico, e esclarecer outras informações úteis para decidir sobre a forma mais adequada de tratamento. Meu linfoma é 2A.

A biópsia é considerada obrigatória para o diagnóstico de Doença de Hodgkin. Durante o procedimento, remove-se uma pequena amostra de tecido para análise, em geral um gânglio linfático aumentado. Há vários tipos de biópsia:

Biópsia excisional ou incisional - o médico, através de uma incisão na pele, remove um gânglio inteiro (excisional), ou uma pequena parte (incisional);

Biópsia de medula óssea - retira-se um pequeno fragmento da medula óssea através de agulha. Esse procedimento não fornece diagnóstico da Doença de Hodgkin, mas é fundamental para determinar a extensão da disseminação da doença; Graças a Deus minha biopsia de MO deu negativa, não tinha atingido a medula.

Também são necessários exames de imagem para determinar a localização das tumorações no corpo. Radiografia, Ressonância, Cintilografia, Tomografia, Petscan...


No meu caso, descobri fazendo a seguinte sequência de exames:
1º fiz um RAIOX do torax, pois por conta da tosse achei que fosse uma gripe mal curada, então deu alargamento do mediastino e então fiz o 2º exame a TOMOGRAFIA e aí apareceu o tumor, e para completar o diagnóstico fiz o 3º exame o PETSCAN-CT para saber se tinha em outros lugares, e tenho outros, mas todos na região do mediastino. Aqui onde moro em Vitória-ES não se realiza esse exame, então fiz em SP.

Além disso, são utilizados outros tipos de exames que ajudam a determinar características específicas das células tumorais nos tecidos biopsiados. Estes testes incluem:

Estudos de citogenética para determinar alterações cromossômicas nas células;

Imunohistoquímica, na qual anticorpos são usados para distinguir entre vários tipos de células cancerosas;

Estudos de genética molecular, que são testes de DNA e RNA altamente sensíveis para determinar traços genéticos específicos das células cancerosas.

Tratamento
O tratamento clássico da Doença de Hodgkin, em geral, consiste de poliquimioterapia, com ou sem radioterapia. Dependendo do estágio da doença no momento do diagnóstico, pode-se estimar o prognóstico do paciente com o tratamento. O esquema de quimioterapia utilizado de rotina no INCA é denominado ABVD.

Para os pacientes que sofrem recaídas (retorno) da doença, são disponíveis alternativas, dependendo da forma do tratamento inicial empregado. As formas empregadas usualmente, e com indicações relativamente precisas, são o emprego de poliquimioterapia e do transplante de medula.


Meu tratamento serão 8 quimioterapias (4 ciclos) e depois radioterapia.

Bom, é isso.

Com FÉ em Deus tudo dará certo. Assim como deu no meu caso de COLESTASE.

Beijo a todas.


Obs: Fonte: INCA

4 de fev. de 2011

Meu novo visual

Eu e a filhotinha.

Eu e a Sra. Quimioterapia

Amigos,
Eu e a Sra. Qimioterapia estamos unha e carne. Graças a Deus não tive nenhum efeito colateral até agora. Já acabei o 1o. Ciclo do meu tratamento. Pois ele consiste em: 4 ciclos, em cada ciclo são 2 aplicações da Quimio de 15 em 15 dias. Então já fiz 2 aplicações.

Estou fazendo meu tratamento em SP por conta da oportunidade que surgiu através da empresa que o Alexandre trabalha. E já que estou indo bem vou continuar fazendo lá. Mas se algo mudar postarei.

Agradeço imensamente o carinho de Todos.

E Grávidas, qualquer dúvida quanto ao problema da COLESTASE, não deixem de entrar em contato.

Beijo a todos vcs.
 
Copyright 2010 Layout da Sumello All rights reserved.