Obs: Posts baseados na minha história de vida. Qualquer sintoma atípico na gravidez procure sempre seu Ginecologista.

30 de mai. de 2011

O Prurido da Colestase

Amigas seguidoras, fazendo minhas pesquisas a respeito da COLESTASE encontrei esse artigo da revista neurociencias muito interessante sobre uma das complicações mais debilitantes e angustiantes da COLESTASE o PRURIDO.

RESUMO
Prurido é um sintoma comum e complexo. Mais do que qualquer outra modalidade sensitiva ele é influenciado pelo
estado emocional e por alterações ambientais. Prurido resulta de ativação direta dos nociceptores na pele em resposta à lesão tecidual e está associado à ativação dos receptores opióides no sistema nervoso central. Avanços recentes no entendimento dos mecanismos que levam à sensação de prurido têm permitido medidas terapêuticas mais efetivas, especialmente nos pacientes com colestase.



Introdução 
O prurido é uma das complicações mais debilitantes e angustiantes da colestase e que causa dificuldades tanto para o paciente e seus familiares como para o hepatologista que o acompanha. Defini-se prurido como uma sensação incômoda na pele que leva o indivíduo a coçar a parte afetada, mesmo na ausência de lesão primária no local.

Clínica
O prurido pode surgir tanto na colestase aguda como na crônica de causa intra ou extra-hepática, ocorrendo em 20% a 50% dos pacientes ictéricos. Pode ser localizado ou generalizado, contínuo ou intermitente. É, às vezes, relatado como uma sensação de queimação, formigamento ou de um inseto caminhando sobre a pele (que foi o meu caso). Inicia-se, em geral, na palma das mãos e planta dos pés, e progride para superfície extensora dos membros superiores, face, ouvido e região superior do tronco.A sua intensidade também é variável, podendo ser leve, moderada ou intensa. Nos casos leves, dificilmente ocorrem perturbações das atividades normais do indivíduo, o que é mais freqüente nos de intensidade moderada, inclusive com alterações importantes do sono. Nos casos intensos, pode levar o indivíduo a idéias de suicídio ou mesmo a cometê-lo.A intensidade pode variar no decorrer do dia e, também, de um dia para o outro. É mais intenso nos pacientes do sexo feminino e se exacerba no período menstrual, NA GRAVIDEZ e com o uso de estrógenos. Regride quando se instala a falência hepática, e não apresenta correlação com os níveis de fosfatase alcalina (FA), gama-glutamiltransferase (GGT), bilirrubinas (BTF) ou concentração sérica de sais biliares.É de difícil alívio, levando o paciente a utilizar instrumentos pontiagudos, tais como escovas, garfos, facas e chaves de fenda para provocar escoriações e, assim, melhorar o incômodo.

Etiopatogenia
 
Apesar de todos avanços ocorridos na última  década em relação aos mecanismos envolvidos na gênese do prurido na colestase, sua etiologia permanece desconhecida.
A dor e o prurido são transmitidos pelas mesmas vias nervosas. Sabe-se que o prurido é transmitido por uma subpopulação de nociceptores polimodais e que se sobrepõem aos demais nociceptores, portanto, em última instância, a informação correta, dor ou prurido, é de interpretação do córtex cerebral. As terminações nervosas livres são mais abundantes nas regiões sem folículo piloso, o que explicaria o motivo pelo qual o início do sintoma, na colestase, ocorre nessas regiões (palmas das mãos e plantas dos pés).

Tratamento
O tratamento do prurido da colestase deve levar em consideração aspectos fisiopatológicos e, portanto, a terapêutica ideal deve ser com uma combinação de medidas gerais e drogas que podem variar de um paciente para outro.
O tratamento do prurido da colestase deve se iniciar por medidas gerais, sendo fundamental a hidratação da pele para evitar o seu ressecamento, o qual estimula ainda mais o prurido. Outro aspecto é o de manter as unhas das mãos bem aparadas e incentivar o uso de mangas e meias compridas, assim como luvas, principalmente à noite, no sentido de se evitar escoriações, infecções secundárias.


29 de mai. de 2011

O que é PET???

Click no link abaixo:
PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons)

PET NEGATIVO

Amigos seguidores, tenho ótimas notícias, Deus escutou todos os nossos pedidos, e meu PET deu negativo. E agora só falta a radioterapia para dar o tiro de misericordia no inimigo.
Serão 20 sessões, então como farei no Sírio em SP, me mudarei temporariamente para lá. Volto para o ES dia 02 de julho. Então talvez eu fique sumida daqui algum tempinho. Mas é por uma boa causa, né?
Mais uma vez gostaria de agradecer as orações de vcs, e podem ter certeza que tenho vcs no meu coração, mesmo não conhecendo alguns. Meu tratamento ainda não terminou tenho ainda a radioterapia pela frente, mas já me sinto VITORIOSA, e dedico essa vitória a cada um de vcs.
      Meus sinceros agradecimento!

9 de mai. de 2011

A Cura

...SENHOR, VOLTE PARA MIM O SEU OLHAR E VË COMO O MEU CORPO, A MINHA MENTE E A MINHA ALMA NECESSITAM URGENTEMENTE DE CURA. IMPÕE SOBRE MIM TUAS MÃOS MILAGROSAS E REALIZA ESTA CURA PROFUNDA E TOTAL QUE TANTO ESPERO PARA PODER SERVIR-TE MUITO MAIS E MELHOR.
                                                                                   AMÉM.


6 de mai. de 2011

Ultima QUIMIO

Amores, na segunda-feira dia 02 de maio, fiz minha ultima quimio, Graças a Deus!

Agora dia 23 vou fazer o exame (PET) para saber se existe ainda celulas tumorais. E depois vou fazer a radioterapia.

Vou manter vcs informados, podem deixar.

Aproveito para agradecer o carinho e a oração de todos vcs.

Essa vai ser mais uma vitoria nossa.

Bjs
 
Copyright 2010 Layout da Sumello All rights reserved.