Obs: Posts baseados na minha história de vida. Qualquer sintoma atípico na gravidez procure sempre seu Ginecologista.

Minha História

Minha história começa no dia 6 de setembro de 2008 com 32 semanas de gestação da minha pequena Ana Clara. Comecei a me coçar com moderação, depois de uns 3 dias, a coceira já estava ficando insuportável, coçava principalmente as palmas das mãos e a sola dos pés (coceira palmoplantar), e minha urina estava um pouco mais escura, não cor de coca-cola, como dizem, mas estava mais amarelada. Então, liguei para minha Ginecologista, e ela disse que era normal, pois é comum na gravidez o prurido. Mas, a coceira já estava me enlouquecendo, eu tomava banho 1h, 2h da manhã. Então pensei: -Isso não pode ser normal. E minha urina estava um pouco mais escura do que o comum. Fui para a casa da minha sogra pesquisar na internet e encontrei um depoimento de uma grávida com os mesmos sintomas que o meu, e ela estava com COLESTASE INTRA-HEPATICA NA GESTAÇAO, imprimi e liguei para meu marido e fomos direto para a médica. Como é uma doença rara e desconhecida pela maioria dos médicos, minha médica não acreditou que poderia ser a colestase, então meu marido insistentemente pediu que eu fizesse os exames do fígado (ver link sobre a doença), mas minha médica também suspeitou que poderia ser sarna, ou prurido gestacional, então sai do consultório dela e fui direto em um dermatologista.
Chegando lá ela logo deduziu que não seria uma coisa nem outra, que realmente poderia ser a colestase. Então no outro dia fiz os exames, quando peguei o resultado pela internet, liguei para o laboratório e disse que o exame estava errado pois como poderia ser:

TRANSAMINASE GLUTAMICO - PIRUVICA, vr. mulher: 9-52 U/L, meu resultado: 509 U/L
TRANSAMINASE GLUTAMICO - OXALACETICA, vr. mulher: 14-36 U/L, meu resultado: 386 UL
FOSFATASE ALCALINA - vr. adulto: 50 a 290, meu resultado: 261 R/L
BILIRRUBINAS
TOTAL - vr: 0.2 a 1.5 mg/dl meu resultado: 1.00 mg/dl
DIRETA - vr: até 0.40 mg/100ml meu resultado: 0.40 mg/dl
INDIRETA - vr: até 1.10 mg/ 100ml meu resultado: 0.60 mg/d
Obs: Como estava no começo nao teve modificaçoes significativas nos exames de bilirrubina e fosfatase alcalina. Essas taxas se elevaram no decorrer do acompanhamento (ver categoria dos exames)
Então a pessoa do laboratório me disse que os exames estavam com os valores corretos que era para eu procurar minha obstetra. Liguei imediatamente para ela e passei o resultado dos exames e ela me encaminhou imediatamente para um Hepatologista (médico que cuida do fígado).

O Hepatologista para descartar qualquer outra doença, como hepatites, me pediu uma série de exames como:
· ANTICORPOS DA HEPATITE C
· GAMAGLUTAMIL TRANSFERASE - GAMA GT
· TRANSAMINASES (nesses exames as transaminases já tinham subido para 653 e 610 com apenas 1 dia de diferença)
· BILIRRUBINAS (com 1 dia de diferença a bilirrubina total já estava 1.40 mg/dl)
· HBSAG - ANTIGENO AUSTRALIA
· ANTICORPOS ANTI MUSCULO LISO
· TEMPO E ATIVIDADE DE PROTROMBINA
· PROTEINA "C" REATIVA (QUANTITATIVA)
· PROTEINAS TOTAIS E FRAÇOES
· ANTI - HVA
· HEMOGRAMA COMPLETO

E todos esse exames deram normais com exceção das transaminases e da bilirrubina. E gostaria de ressaltar que o Hepatologista não me disse nada sobre a doença, não sabia da gravidade do problema, apenas me colocou que era uma gravidez de risco, apenas meu marido sabia da real gravidade do caso. Aliás, devo minha história de sucesso a ele, pois senão fosse pela insistência dele para que eu fizesse os primeiros exames, talvez eu não tivesse feito o acompanhamento necessário para controlar a doença, e só Deus sabe qual seria o final dessa história. Devo ao meu marido cada cuidado 24 horas que teve comigo. Passava horas pesquisando e com o cuidado de não passar nenhuma ansiedade e tomando todos os cuidados para que eu não percebesse o que estava de fato acontecendo. Ele foi um grande companheiro, eu ficava a noite toda acordada e lembro que uma noite no sofá de madrugada chorando muito, ele foi lá e perguntou por que eu estava lá, e eu disse que era para que ele pudesse dormir, pois ele disse que já que eu ficaria acordada ele também ficaria. Enfim, foram muitas provas de que realmente é o homem da minha vida, aquele que toda mulher sonha ter, um companheiro que não pula do barco quando ele está quase afundando. Bom, declarações de amor aparte (rsrsrsrsr) comecei a fazer semanalmente acompanhamento com a Obstetra e o hepatologista e fazia os acompanhamentos das taxas (que oscilavam muito).
No dia 17/09 eu tinha passado a noite em claro (pra variar) e estava muito exausta e a coceira estava muito intensa, então fui na consulta do Hepatologista e pedi um remédio, e ele me receitou ursacol 150, lembro que cheguei a comprar só que minha obstetra não deixou eu tomar. (Conversando com outras meninas que passaram pelo mesmo problema, algumas chegaram a tomar o remédio Questran (colestiramina) e que segundo elas resolve bastante o problema da coceira.
Então continuei convivendo com a bendita coceira até 07 de outubro de 2008, data que minha filhotinha com 36 semanas quis vir ao mundo. E já no dia 08 de outubro a coceira já tinha desaparecido. Mas pode continuar ainda algumas semanas após o parto (ver link sobre a doença).
 
Copyright 2010 Layout da Sumello All rights reserved.